Ministério diz que 17 países retiraram restrições à carne de frango do Brasil

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou, nesta terça (24),  os 17 países que retiraram as restrições de exportação à carne de frango do Brasil por conta da gripe aviária. Na lista estão Argélia, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Egito, El Salvador, Iraque, Japão, Lesoto, Líbia, Marrocos, Mianmar, Montenegro, Paraguai, República Dominicana, Sri Lanka, Vanuatu e Vietnã.

Situação atual

Segundo o Mapa, alguns países mantêm suspensão total das exportações de carnes de aves do Brasil. Outros têm suspensão restrita ao Rio Grande do Sul e há os que têm restrição somente ao município onde ocorreu o foco.

Suspensão total

Albânia, Argentina, Canadá, Chile, China, Filipinas, Índia, Macedônia do Norte, Malásia, Mauritânia, Paquistão, Peru, Timor-Leste, União Europeia e Uruguai.

Suspensão ao Rio Grande do Sul

África do Sul, Angola, Arábia Saudita, Armênia, Bahrein, Bielorrússia, Cazaquistão, Coreia do Sul, Cuba, Kuwait, México, Namíbia, Omã, Quirguistão, Reino Unido, Rússia, Tajiquistão, Turquia e Ucrânia.

Suspensão ao município de Montenegro (RS) 

Catar, Emirados Árabes Unidos e Jordânia.

Suspensão limitada à zona

Hong Kong, Maurício, Nova Caledônia, São Cristóvão e Nevis, Singapura, Suriname e Uzbequistão. O reconhecimento de zonas específicas é denominado regionalização, conforme previsto no Código Terrestre da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e no Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (SPS) da Organização Mundial do Comércio (OMC).

FIM DO PERÍODO DE EMERGÊNCIA

Ministério da Agricultura e Pecuária publicou a Portaria nº 809 declarando o fim do estado de emergência zoossanitária no município de Montenegro, no estado do Rio Grande do Sul, em função da gripe aviária.  A declaração do estado de emergência para IAAP havia sido publicada no dia 16 de maio com validade de 60 dias, para um raio de 10 km ao redor do foco detectado da doença.

(Fonte: Ministério da Agricultura)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *