Presidente Lula visita Cristina Kirchner em prisão domiciliar em Buenos Aires

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com a ex-presidente argentina Cristina Kirchner na tarde desta quinta-feira (3), em Buenos Aires. O encontro, fora da agenda oficial, aconteceu logo após Lula assumir a presidência temporária do Mercosul, em cerimônia com o presidente argentino Javier Milei.

Cristina Kirchner cumpre prisão domiciliar após condenação por corrupção, com os direitos políticos cassados. Para receber o presidente brasileiro, ela precisou de autorização judicial. A visita de Lula ocorreu no apartamento da ex-presidente, localizado na capital argentina, sob forte esquema de segurança.

Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da RepúblicaLula e Cristina Kirchner

Lula e Cristina Kirchner

A recepção foi marcada por aplausos de apoiadores de Cristina. O conteúdo da conversa entre os dois líderes não foi divulgado, e nenhum dos dois se pronunciou oficialmente após o encontro.

A aproximação de Lula com a viúva de Néstor Kirchner contrasta com a ausência de um diálogo reservado com Javier Milei, com quem o presidente brasileiro ainda não teve um encontro bilateral desde a posse do líder argentino, no fim de 2023. A Argentina é o principal parceiro comercial do Brasil na América do Sul.

No mês passado, Lula telefonou para Cristina para prestar solidariedade diante da condenação judicial. Na ocasião, pediu que ela “se mantenha firme”. A sentença contra a ex-presidente tem sido alvo de críticas por parte de lideranças da esquerda brasileira, que classificam o processo como “perseguição política”.

gp1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *