Governador Rafael Fonteles vai iniciar articulação para resolver impasse com o MDB
A esperada reunião com a bancada do MDB e o governador Rafael Fonteles (PT) ainda não tem previsão de acontecer, mas o chefe do Palácio de Karnak vai entrar em campo para que as arestas com os emedebistas sejam aparadas. Fonteles vai se encontrar com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Severo Eulálio, e devem tratar inicialmente da situação da base aliada.
Severo já está viagem para Europa, enquanto o governador Rafael Fonteles embarcará nesta quinta-feira (03). Ambos vão se encontrar em Portugal, onde participaram de palestras em evento organizado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Aliados esperam que Severo leve ao governador a insatisfação da sigla devido a Themístocles Filho ter perdido a vaga de vice em 2026. O governador já deve iniciar articulação e apresentar formas de compensar o vice-governador, assim como compensar o MDB no pós-eleição de 2026.
Reunião da cúpula do MDB
A insatisfação se tornou pública no dia 30 de junho, quando o senador Marcelo Castro, presidente do MDB no Piauí, se reuniu com o vice-governador Themístocles Filho (MDB) e com a cúpula do partido, para discutir a decisão do governador Rafael Fonteles (PT) de tirar a vaga de vice da sigla emedebista para contemplar a própria legenda.
Em entrevista à imprensa após o encontro, ele disse que a decisão gerou um desconforto e que Themístocles está “insatisfeito” com o fato de o governador ter batido o martelo sem antes conversar com os líderes do MDB.
“Evidentemente que isso traz um desconforto, não só para ele [Themístocles], mas para o partido também. Nós precisamos elaborar melhor, discutir melhor, para que o partido possa se posicionar com calma, com prudência, com sensatez, com equilíbrio. Mais à frente o partido vai se posicionar”, afirmou o senador.
gp1