Golpe do falso advogado faz 130 vítimas no Piauí, aponta investigação da Polícia Civil

 Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI) do Piauí registrou, somente no primeiro semestre deste ano, denúncias de mais de 50 advogados e cerca de 80 clientes que foram vítimas do chamado “golpe do falso advogado”. O caso está sob investigação da unidade especializada, comandada pelo delegado Humberto Mácola.

Foto: Reproduçãoviatura

Segundo o delegado, o grupo criminoso atua de maneira sofisticada e sem limitação geográfica, causando prejuízos principalmente em Teresina. O golpe começa quando os estelionatários acessam processos públicos e identificam causas com valores a receber. Com essas informações, clonam perfis de advogados — utilizando imagens e dados disponíveis na internet — e entram em contato com os clientes, geralmente por números desconhecidos.

“Os criminosos se passam pelos advogados e comunicam às vítimas que a causa foi ganha e que o alvará de pagamento já foi liberado. No entanto, afirmam ser necessário o pagamento antecipado de custas processuais ou emolumentos, que giram em torno de 10% do valor total da ação”, explicou o delegado Mácola.

Diante do crescimento do número de vítimas, a Polícia Civil alerta advogados e clientes para que fiquem atentos a contatos suspeitos e sempre confirmem diretamente com seus representantes legais qualquer solicitação financeira, a fim de evitar cair nesse tipo de golpe.

180

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *