Trump critica plano de Elon Musk de criar novo partido: “ridículo”
Após Elon Musk anunciar a criação de um novo partido político nos Estados Unidos, o presidente do país, Donald Trump, criticou a ideia. O republicano, em declarações públicas e postagens nas redes sociais, classificou a iniciativa como “ridícula” e alertou para o risco de “caos e confusão” caso a proposta avance.
“Acho ridículo criar um terceiro partido. Sempre foi um sistema bipartidário, e acho que criar um terceiro partido só contribui para a confusão”, declarou Trump a jornalistas.
Trump também afirmou, em sua plataforma Truth Social, estar “triste” com a guinada do ex-aliado. “Ele se tornou um desastre total nas últimas semanas. Criar um terceiro partido político nunca deu certo nos Estados Unidos e só contribui para a desordem”, escreveu o republicano.
O presidente continuou suas declarações ironizando os democratas e exaltando a máquina republicana como “eficiente”. Segundo Trump, o novo partido de Elon Musk serviria apenas para “gerar mais caos”, algo que, em sua visão, já estaria sendo promovido pela “esquerda radical”.
Partido América
No sábado (5), Elon Musk revelou a fundação do Partido América, afirmando que o sistema político norte-americano funciona, na prática, como um “partido único”, com pouca diferença entre democratas e republicanos. A nova legenda seria, segundo ele, uma alternativa para “devolver a liberdade” aos cidadãos.
Após a aprovação no Congresso de um megapacote legislativo proposto por Trump — sancionado no feriado de 4 de Julho — a iniciativa de Musk ganhou força. A nova lei elimina subsídios federais para veículos elétricos (setor no qual o empresário tem interesse direto) e amplia o teto da dívida pública americana. Musk havia prometido criar um partido caso o projeto fosse aprovado.
A decisão veio acompanhada de uma enquete feita por Musk na rede social X, que teve mais de 1,25 milhão de participantes — dos quais mais de 65% se declararam favoráveis à criação do novo partido. Ainda não está claro se a sigla será formalizada junto à Comissão Eleitoral Federal ou se atuará como um movimento político independente.
Musk ainda não apresentou nomes de possíveis lideranças do Partido América, apesar da repercussão obtida, e também não registrou oficialmente a legenda. Ele indicou, porém, que o grupo poderia focar em um número reduzido de cadeiras estratégicas no Congresso, atuando como força decisiva em votações apertadas.
gp1