Inscrição no Concurso Nacional Unificado pode ser paga via Pix, cartão ou carteira digital

Os candidatos da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) agora contam com uma forma mais ágil e prática para pagar a taxa de inscrição: o PagTesouro. Desenvolvida pelo Tesouro Nacional, a plataforma digital substitui a antiga Guia de Recolhimento da União (GRU) e permite pagamentos via Pix, cartão de crédito e carteira digital. As informações são da Agência Brasil.

Foto: Reprodução / Agência BrasilReprodução / Agência Brasil

Reprodução / Agência Brasil

O uso do PagTesouro acelera o processamento do pagamento, já que o valor é creditado diretamente na Conta Única do Tesouro em questão de minutos, quando feito por Pix ou carteira digital. No caso de boleto bancário (GRU), ainda disponível como alternativa, o prazo de compensação continua sendo de dois a três dias úteis.

Para quem optar por cartão de crédito, o parcelamento pode ser oferecido, dependendo das condições do prestador de serviços de pagamento (PSP), com possível cobrança de taxa adicional. Já no pagamento com carteira digital, não há possibilidade de parcelamento.

A ferramenta já era utilizada em processos como o Enem e, agora, foi estendida para o CNU. Hoje, cerca de 40 órgãos federais aceitam o PagTesouro para pagamento de taxas, contribuições, serviços públicos e multas.

Como usar o PagTesouro:
Ao solicitar um serviço em um site oficial de órgão público, o usuário deve selecionar o PagTesouro como forma de pagamento. Ao clicar no ícone da plataforma, é possível escolher entre Pix, cartão ou carteira digital.

  • Para o Pix, basta escanear o QR Code ou copiar o código gerado.
  • Para cartão, o usuário escolhe um dos PSPs e confirma o pagamento.
  • Em todos os casos, a confirmação é automática, agilizando o processo de inscrição.

Criado oficialmente em 2020, o PagTesouro começou com a Anvisa e hoje é uma das principais ferramentas de arrecadação digital do Governo Federal, trazendo mais transparência e eficiência ao pagamento de serviços públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *