Dezenas de toneladas de mel do Piauí estão paradas no Porto de Pecém após taxação de Trump

A imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, já provoca efeitos concretos na economia nordestina. A medida, que passa a valer oficialmente em agosto de 2025, levou ao cancelamento imediato de pedidos de mel orgânico da Casa Apis, cooperativa com sede em Picos, no Piauí.

CARGA BLOQUEADA NO PORTO PECÉM

Neste sábado (12), 95 toneladas de mel orgânico estão paradas no Porto do Pecém, no Ceará, após clientes norte-americanos pedirem à cooperativa que suspendesse o embarque. A carga, que percorreu mais de 500 km até o terminal portuário, teria como destino os Estados Unidos, principal mercado consumidor do produto.

PRODUTORES NO PREJUÍZO

O mel é fruto do trabalho de centenas de apicultores organizados pela Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro (Casa Apis), uma das principais exportadoras do setor no país. Com a suspensão, toda a logística de transporte e exportação está comprometida, gerando prejuízos imediatos à cooperativa e a pequenos produtores do semiárido nordestino.

TENTATIVAS DE NEGOCIAÇÃO

Uma representante da Casa Apis nos Estados Unidos está tentando renegociar o envio da carga com os compradores. Apesar disso, o cenário é de incerteza. A nova tarifação imposta por Trump já começa a abalar setores produtivos sensíveis da economia brasileira, mesmo antes de sua entrada em vigor.

meonorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *