Decreto com retaliação às tarifas de Trump deve sair até terça-feira, diz Alckmin
Após o anúncio dos Estados Unidos de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, o Governo Lula prepara uma resposta e deve publicar até a próxima terça-feira (15) um decreto com medidas de reciprocidade.
O vice-presidente Geraldo Alckmin, que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, informou neste domingo (13) que a regulamentação já está pronta e passa pelos últimos ajustes.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou Alckmin para uma reunião de emergência em Brasília, antecipando a agenda do vice, que embarca ainda hoje para a capital federal. Segundo apuração da CNN Brasil, o encontro deve definir os detalhes finais do decreto, que busca retaliar a decisão norte-americana com medidas equivalentes.
Durante a inauguração de um viaduto em Francisco Morato, na Grande São Paulo, Alckmin ressaltou que o texto do decreto poderá incluir adendos, além das alíquotas já planejadas. Para evitar reações antecipadas de setores impactados no Brasil e no exterior, o governo mantém sigilo sobre o conteúdo das novas regras até sua publicação oficial.
GP1