Leia na íntegra a nota do Governo Trump sobre Lula e Alexandre de Moraes
O Departamento de Estado dos Estados Unidos publicou nessa segunda-feira (14) uma nota oficial em que endossa as medidas adotadas pelo presidente Donald Trump contra o governo do Brasil, com críticas diretas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A manifestação foi feita pelo subsecretário de Estado para Diplomacia Pública, Darren Beattie, por meio do perfil oficial da pasta na rede social X (antigo Twitter). No comunicado, o governo norte-americano acusa o STF e o Executivo brasileiro de promoverem ataques à liberdade de expressão, ao ex-presidente Jair Bolsonaro e aos interesses comerciais dos Estados Unidos.
A nota acompanha uma publicação visual destacando o posicionamento da gestão Trump. O texto sinaliza a justificativa política para as novas tarifas de 50% sobre produtos brasileiros anunciadas no dia 9 e que podem entrar em vigor a partir de 1º de agosto. A medida é vista como uma forma de retaliação ao que Trump classificou como perseguição a Bolsonaro e quebra de princípios democráticos.
“O presidente Trump enviou uma carta impondo consequências há muito esperadas à Suprema Corte de Moraes e ao governo Lula por seus ataques a Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio americano.
Tais ataques são uma vergonha e estão muito abaixo da dignidade das tradições democráticas do Brasil.
As declarações do presidente Trump são claras. Estaremos observando atentamente.”
Quem é Darren Beattie
Darren Beattie é o atual subsecretário interino para Diplomacia Pública e Assuntos Públicos dos Estados Unidos, uma das posições mais estratégicas do Departamento de Estado. Desde fevereiro, ele é responsável por coordenar a comunicação institucional e a diplomacia pública, atuando diretamente na formulação de mensagens políticas sensíveis do governo norte-americano para o mundo.
GP1