Governo dos Estados Unidos abre investigação comercial contra o Brasil

O Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira (15) a abertura de uma investigação comercial contra o Brasil, por orientação do presidente norte-americano, Donald Trump. A medida foi formalizada em um documento oficial divulgado pelo órgão.

“Por orientação do presidente Trump, estou iniciando uma investigação com base na Seção 301 sobre os ataques do Brasil contra empresas americanas de mídia social, bem como outras práticas comerciais desleais que prejudicam empresas, trabalhadores, agricultores e inovadores tecnológicos dos EUA”, afirmou o embaixador Jamieson Greer, atual Representante Comercial dos EUA.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Donald Trump

Donald Trump

Segundo o comunicado, a investigação tem como base a Seção 301 da Lei de Comércio de 1974 — mecanismo legal utilizado para apurar práticas estrangeiras consideradas injustas ou discriminatórias que afetem o comércio dos Estados Unidos. Ainda de acordo com Greer, o órgão já vinha documentando “há décadas” restrições impostas pelo Brasil que limitariam o acesso de exportadores americanos ao mercado nacional, embora o documento não apresente provas concretas das alegações.

Trump já havia sinalizado a abertura da investigação na mesma carta em que anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre exportações brasileiras. No texto, o presidente justificou a medida citando “ataques contínuos do Brasil às atividades comerciais digitais de empresas americanas” e outras práticas consideradas desleais. “Estou instruindo o Representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, a iniciar imediatamente uma investigação da Seção 301 sobre o Brasil”, declarou.

GP1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *