Bolsonaro responde à carta de Trump e diz que processo tenta tirá-lo da política

O ex-presidente Jair Bolsonaro divulgou, na noite dessa quinta-feira (17), um vídeo em que responde à carta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na mensagem, o republicano criticou o tratamento dado a Bolsonaro pela Justiça brasileira e defendeu que o julgamento contra o brasileiro seja encerrado imediatamente.

Em sua resposta, Bolsonaro agradeceu a carta e disse ter recebido as palavras com “muita alegria”. Ele também aproveitou para reiterar sua posição em relação ao processo a que responde no Brasil, por suposta tentativa de golpe de Estado no dia 8 de janeiro de 2023. Para ele, as acusações são “inexistentes” e visam retirá-lo do cenário político.

 

“Estou sendo julgado por um golpe de Estado, dado em um domingo, sem tropas, sem armas, e com a minha presença nos Estados Unidos. Algo completamente incrível, um crime inexistente”, declarou o ex-presidente no vídeo.

Bolsonaro ainda alegou que há uma tentativa deliberada de excluí-lo da disputa eleitoral, comprometendo, segundo ele, a legitimidade das eleições brasileiras. “Querem, na verdade, me alijar do processo político, afastar a maior liderança da direita da América do Sul. E entendo que eleições sem oposição, sim, é um golpe”, disse.

Carta de Trump

Na carta, Trump criticou duramente o governo e o Judiciário brasileiros, afirmando que o sistema estaria perseguindo Bolsonaro e atacando a liberdade de expressão. “Esse julgamento deveria acabar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país”, escreveu o norte-americano.

Trump também disse compartilhar a preocupação com os ataques à liberdade de expressão “tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos” e classificou como “ridículo” o que chamou de regime de censura contra opositores políticos.

Em tom de solidariedade, concluiu: “É minha sincera esperança que o governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto.”

Confira a carta na íntegra:

“Prezado Sr. Bolsonaro

Vi o tratamento terrível que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto que se voltou contra você. Esse julgamento deveria acabar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país.

Compartilho seu compromisso com ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidosvindos do atual governo. Expressei fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto.”

Operação contra Bolsonaro

A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta sexta-feira (18), o cumprimento de mandados de busca e apreensão em Brasília contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e estão sendo executadas na residência do ex-presidente, além de outros endereços vinculados ao Partido Liberal (PL), sigla à qual ele é filiado.

De acordo com o Metrópoles, aliados de Bolsonaro relataram que ele estava em casa no momento que os agentes da PF chegaram.

Medidas restritivas

Foram determinadas as seguintes medidas restritivas: uso de tornozeleira eletrônica; proibição de acessar as redes sociais e de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros (não podendo se aproximar de embaixadas), nem com outros réus e investigados pelo Supremo. Ele também terá de permanecer em casa entre 19h e 7h da manhã.

gp1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *