STF ouve mais 20 testemunhas na ação sobre suposta trama golpista nesta terça
O Supremo Tribunal Federal (STF) continua, nesta terça-feira (22), as oitivas das testemunhas indicadas pela defesa dos réus do núcleo 3 da suposta trama golpista que pretendia manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder.
Ao todo, serão ouvidas 20 testemunhas ao longo do dia. Entre elas está o ministro da Defesa do Governo Lula (PT), José Múcio Monteiro, convocado pela defesa do réu Rafael Martins de Oliveira.
O núcleo 3 da trama integrava a organização que tinha como objetivo manter Bolsonaro na Presidência. A acusação aponta que os réus se reuniram em 28 de novembro de 2022, após a vitória do presidente eleito, para elaborar uma carta de teor golpista direcionada aos comandantes das Forças Armadas.
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o grupo planejava ações de forte impacto e mobilização social para viabilizar o plano golpista. Entre essas ações estariam o assassinato do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ministro Alexandre de Moraes e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
Confira os réus do núcleo 3 da trama golpista:
Bernardo Romão Correa Netto – coronel do Exército;
Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira — general da reserva do Exército;
Fabrício Moreira de Bastos — coronel do Exército;
Hélio Ferreira Lima — tenente-coronel do Exército;
Márcio Nunes de Resende Júnior — coronel do Exército;
Rafael Martins de Oliveira — tenente-coronel do Exército;
Rodrigo Bezerra de Azevedo — tenente-coronel do Exército;
Ronald Ferreira de Araújo Júnior — tenente-coronel do Exército;
Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros — tenente-coronel; e
Wladimir Matos Soares — policial federal.
As audiências são realizadas por videoconferência e são conduzidas pelo gabinete do relator, o ministro Alexandre de Moraes.
gp1