Anvisa proíbe uso de próteses mamárias e de glúteo fabricadas na China
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na última sexta-feira (25), a suspensão imediata de próteses mamárias e glúteas fabricadas pela empresa chinesa Shanghai Dong Yue Medical Health Product Co., Ltd., após a identificação de 47 irregularidades classificadas como de risco “Maior” e “Crítico”.
Segundo a agência, as falhas encontradas colocam em risco a qualidade e a segurança dos produtos, que vinham sendo importados para o Brasil pela empresa brasileira Parts Import Comércio de Importação e Exportação Ltda. Entre os itens afetados estão próteses mamárias, próteses glúteas e provadores de prótese mamária.
Diante da gravidade das irregularidades, a Anvisa determinou a proibição do uso, comercialização, distribuição, importação e propaganda desses produtos em todo o território nacional. A medida visa proteger a saúde da população diante dos potenciais riscos associados aos dispositivos médicos.
A agência também ressaltou que a entrada de novos lotes dos produtos no país está expressamente proibida, e orienta os profissionais de saúde e consumidores a interromperem o uso imediato das próteses envolvidas na decisão.
gp1