Saiba quantos caminhões cada viagem da Transnordestina ‘vai tirar’ das rodovias

Após quase duas décadas de expectativa, a ferrovia Transnordestina deve iniciar a operação de transporte de grãos a partir de outubro deste ano. O percurso ligará o interior do Piauí ao estado do Ceará, marcando uma nova fase na logística da região. Segundo a Transnordestina Logística S.A (TLSA), responsável pela obra, a estrutura ferroviária permitirá substituir centenas de carretas com uma única composição de trem.

🚛 CAPACIDADE DE CARGA É DESTAQUE

A empresa explica que cada vagão da locomotiva pode carregar o mesmo volume de três carretas. “Cada vagão transporta o equivalente a três carretas. É um impacto imenso, considerando o trem-tipo (locomotiva) da Transnordestina, com 126 vagões, que substituirá aproximadamente 378 carretas. Uma única composição inclui apenas um maquinista, com revezamento ao longo do percurso, enquanto cada caminhão tem um motorista”, detalha a concessionária.

📉 TEMPO DE VIAGEM É PONTO SENSÍVEL

Apesar da alta capacidade de carga, o tempo de deslocamento pode ser uma desvantagem em relação ao transporte rodoviário. Durante a fase de testes, a viagem entre Bela Vista do Piauí e Iguatu (CE) deve durar cerca de 12 horas, enquanto o mesmo trajeto por estrada leva em torno de 6 horas. Quando o trecho completo estiver operando, de Eliseu Martins (PI) até o Porto do Pecém (CE), a previsão é de 32 horas — mais que o dobro do tempo de uma viagem por caminhão, estimada em 13 horas.

♻️ IMPACTO AMBIENTAL E LOGÍSTICO

Ainda que o tempo de percurso possa parecer desvantajoso, a empresa argumenta que outros fatores compensam essa diferença, como menor dependência de motoristas, menos paradas para abastecimento e melhores condições ambientais. “A eficiência energética do trem é bem maior, aproximadamente 2,6 litros por tonelada, enquanto o caminhão tem eficiência em torno de 7 litros por tonelada. O transporte ferroviário é mais eficiente, sustentável e econômico para grandes volumes, além de contribuir para a redução do tráfego nas rodovias e dos custos logísticos totais e da emissão de poluentes”, ressalta a TLSA.

📦 ESTRATÉGIA PARA O FUTURO

A conclusão e operação da Transnordestina representam um passo estratégico para ampliar a competitividade da produção agrícola do Piauí e de estados vizinhos. Com potencial para transformar a logística regional, a ferrovia pode influenciar diretamente na redução de custos, no desenvolvimento de novos mercados e na sustentabilidade do escoamento de mercadorias. As informações são do Diário do Nordeste.

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