Governador Rafael Fonteles minimiza impacto do tarifaço de Trump no Piauí

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), afirmou nessa quinta-feira (31) que a taxação de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros terá baixo impacto direto sobre a economia piauiense, já que a maioria das exportações do estado é direcionada à China.

Segundo Fonteles, menos de 5% das exportações piauienses têm como destino os EUA, enquanto mais de 65% são enviadas à China, com destaque para o mel produzido no estado, que recentemente também passou a ser exportado para o Japão, por meio de ações da Investe Piauí.

Presidente do Consórcio Nordeste, o governador reconheceu que a medida afeta outros estados da região, onde as exportações para os EUA chegam a representar até 40% do total. Ele informou que o tema será discutido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin em reunião marcada para a próxima semana.

Durante participação no evento “Diálogos O Globo”, ao lado do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, Fonteles defendeu uma postura firme do Brasil nas negociações. Ele elogiou a condução do processo pelo governo federal e destacou que os EUA já retiraram cerca de 700 itens da lista de produtos afetados, incluindo aeronaves da Embraer.

Para o governador, a condução do diálogo está nas mãos de um “negociador experiente”, referindo-se ao vice-presidente Alckmin. “Devemos prevalecer no diálogo, mas com altivez”, declarou.

gp1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *