Senadores piauienses mantêm indefinição sobre impeachment de Alexandre de Moraes
Os senadores piauienses Marcelo Castro (MDB), Ciro Nogueira (PP) e Jussara Lima (PSD), estão entre os 28 parlamentares do Senado Federal que constam como “indefinidos” no placar sobre o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A informação foi divulgada na última sexta-feira (1º de agosto) pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), por meio de publicação na rede social X (antigo Twitter).
A lista compartilhada pelo deputado tem como base dados do site “votossenadores.com.br”, que monitora publicamente o posicionamento dos senadores quanto ao pedido de destituição do ministro, alvo recente de sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos. Segundo a atualização mais recente, 34 senadores são favoráveis ao impeachment, enquanto 19 se posicionaram contra.
Apesar da crescente pressão política, principalmente de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, os três senadores do Piauí ainda não tornaram público como pretendem votar, o que reforça o clima de expectativa em torno da possibilidade de avanço do pedido.
Cabe ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidir se dará ou não seguimento ao processo. Caso aceite, a tramitação exigirá o voto favorável de pelo menos 54 dos 81 senadores (o equivalente a dois terços do plenário) para que Alexandre de Moraes seja destituído do cargo.
r10