Governo baixará decreto proibindo queimadas após incêndios de grandes proporções
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) vai baixar decreto proibindo o uso de queimadas em qualquer situação, devido o aumento de incêndios, alguns de grandes proporções, causando situação de calamidade.
Um dos municípios no estado, que enfrenta incêndios com prejuízos que ultrapassa R$ 3 milhões, é Pavussu ( a 402 km de Teresina). O helicóptero teve que ser acionado e mais de 90 km² de territórios foram destruídos. A prefeitura de Pavussu decretou situação de calamidade com agricultores com 100% de perda agrícola e prejuízos para a apicultura. O fogo já foi controlado, mas há focos de incêndios. Mais de 300 famílias já foram atingidas diretamente.
“Geralmente as queimadas vêm mais a partir de setembro, estamos vendo essas condições com nossa equipe técnica de determinar um período onde não seja autorizada a questão de queimadas para evitar problemas maiores para a população”, disse o secretário da Semarh, Feliphe Araújo.
Com a portaria, o governo proíbe queimada controlada em práticas agropastoris e florestais, como meio de limpeza de pastagem, preparo do solo para o plantio, erradicação de pragas, incineração de lixo e outras práticas com finalidades semelhantes.
A portaria é para evitar riscos para a população, danos ambientais ou condições meteorológicas desfavoráveis, além da qualidade do ar atingir índices prejudiciais à saúde humana.
cidadeverde