Ministério Público Eleitoral aciona Bolsonaro por propaganda eleitoral antecipada

O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da Procuradoria Regional Eleitoral em Rondônia, ingressou com uma representação por propaganda eleitoral antecipada contra o senador Marcos Rogério (PL-RO), o ex-presidente Jair Bolsonaro, três veículos de comunicação e o grupo Meta, responsável pelo Instagram.

A ação, protocolada nessa sexta-feira (8) no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), questiona a divulgação de um vídeo gravado durante uma motociata em Brasília, no dia 29 de julho. Nas imagens, Bolsonaro aparece escrevendo o número “222” — associado ao Partido Liberal — na camisa de Marcos Rogério.

Segundo o MPE, o ato configura propaganda eleitoral irregular para as eleições de 2026, já que ocorreu antes do prazo legal para o início das campanhas. O vídeo foi publicado por sites e redes sociais de notícias locais, com manchetes destacando o apoio de Bolsonaro à candidatura de Rogério ao Senado.

Para o órgão, a gravação “foi arquitetada com o único propósito de beneficiar antecipadamente a candidatura de Marcos Rogério, visando sua divulgação à população”, caracterizando pedido antecipado de voto. A representação afirma ainda que o material foi planejado para promover o pré-candidato e associá-lo diretamente ao seu número eleitoral.

O MPE sustenta que a manutenção do conteúdo prejudica a igualdade de condições entre os pré-candidatos e representa vantagem indevida, “uma vez que a divulgação ocorreu fora do período legal para campanha”.

gp1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *