Processo contra Jair Bolsonaro entra na reta final nesta semana

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia na quarta-feira (13) a fase final do processo que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta tentativa de golpe de Estado. Até esta data, sete réus considerados parte do núcleo central da investigação, incluindo ex-ministros e militares, devem apresentar suas alegações finais.

Com essa etapa concluída, o relator, ministro Alexandre de Moraes, poderá elaborar seu voto, e o julgamento será marcado pelo ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do STF. A expectativa é que a decisão aconteça em setembro, com possível condenação superior a 30 anos de prisão. Depois, o segundo grupo de réus deverá apresentar suas defesas finais antes do envio do processo à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Foto: Alan Santos/PRJair Bolsonaro

Jair Bolsonaro

Entre os principais réus estão os ex-ministros Alexandre Ramagem, Augusto Heleno, Anderson Torres, Walter Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira, além do ex-ajudante de ordens Mauro Cid e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier. Cid, único delator até agora, negou participação em planos de ruptura institucional e apresentou conversas que sugerem resistência de militares, como o general Freire Gomes, a qualquer tentativa de golpe.

Caso observado pelos EUA

O caso é acompanhado de perto pela Casa Branca, que convocou o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o jornalista Paulo Figueiredo para uma reunião também na quarta-feira (13).

A decisão recente de Moraes de impor prisão domiciliar a Bolsonaro gerou forte reação no país e no exterior. Manifestações em apoio ao ex-presidente tomaram as ruas de Brasília, enquanto no Congresso a oposição pressiona pelo impeachment do ministro. Em nota, o Departamento de Estado dos EUA criticou a atuação de Moraes, alegando violações de direitos humanos, contudo, o STF respondeu que não aceitará pressões externas, com apoio declarado do Governo Federal à Corte.

gp1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *