Pesquisa rejeita aumento de deputados e apoia veto de Lula; Ciro critica e fala em traição

Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada em julho aponta que 85% dos brasileiros são contra o aumento do número de deputados federais, reforçando o apoio popular à decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de vetar o projeto que ampliaria de 513 para 531 as cadeiras na Câmara. Mesmo assim, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) criticou duramente o presidente, afirmando que a medida representa uma “traição ao Nordeste”.

Foto: Reprodução

O parlamentar, que preside nacionalmente o Progressistas, disse não estar otimista quanto à possibilidade de derrubada do veto no Congresso. “Não é fácil. Eu votei a favor dessa matéria, o presidente, mais uma vez, trai o Nordeste. Vamos perder oito vagas, duas aqui no Piauí, logo o estado que mais votou nele. Não é fácil derrubar esse veto, estou muito pessimista”, declarou.

O projeto vetado previa a redistribuição das cadeiras da Câmara com base no Censo Demográfico de 2022, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Para evitar que alguns estados perdessem representação, o Congresso havia optado por aumentar o total de vagas. Com o veto, o Piauí deve perder duas cadeiras na Câmara Federal (de 10 para 8) e, consequentemente, seis na Assembleia Legislativa (de 30 para 24), seguindo a regra constitucional que vincula o número de deputados estaduais ao de federais.

O presidente Lula justificou o veto alegando que a proposta geraria aumento de despesas sem previsão orçamentária e sem indicar a fonte de custeio.

180

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *