Lula conversa com Xi Jinping sobre tarifaço dos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve, na noite desta segunda-feira (11), uma conversa de aproximadamente uma hora com o ditador chinês Xi Jinping. O contato, solicitado pelo chefe do Executivo brasileiro, teve como pano de fundo as recentes tensões comerciais provocadas pelo chamado “tarifaço” dos Estados Unidos.

Segundo o Palácio do Planalto, Lula e Xi trocaram avaliações sobre o cenário internacional, com destaque para os esforços de paz entre Rússia e Ucrânia. Ambos defenderam a relevância do G20 e do Brics como fóruns de promoção do multilateralismo e reafirmaram o compromisso de fortalecer a parceria entre Brasil e China.

Foto: Ricardo Stuckert / Agência BrasilLula e Xi Jinping

Lula e Xi Jinping

Durante a conversa, os dois líderes celebraram avanços obtidos em projetos conjuntos e manifestaram interesse em ampliar a cooperação para áreas como saúde, petróleo e gás, economia digital e tecnologia de satélites. Também ressaltaram a intenção de identificar novas oportunidades de negócios entre as duas economias.

A ligação ocorreu em meio a uma disputa comercial que envolve Estados Unidos e China. No domingo (10), o presidente americano Donald Trump pediu ao governo chinês que quadruplicasse suas compras de soja dos EUA. Atualmente, a China é o maior importador global do grão, tendo adquirido cerca de 105 milhões de toneladas em 2024, sendo 71% provenientes do Brasil e 21% dos americanos.

Apesar da pressão, nesta segunda-feira (11) Washington e Pequim concordaram em estender por mais 90 dias a trégua comercial em vigor. Em resposta, o Ministério do Comércio chinês anunciou a suspensão temporária da sobretaxa sobre produtos norte-americanos.

Ainda segundo o Planalto, Lula destacou a importância do papel da China para o sucesso da COP 30, que será realizada no Brasil, e para o combate às mudanças climáticas. Xi Jinping assegurou que o país estará representado por uma delegação de alto nível e prometeu trabalhar ao lado do Brasil para garantir o êxito do evento.

gp1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *