Polícia prende 320 pessoas em ação integrada entre oito estados do Nordeste

Ao todo, 320 pessoas foram presas durante a primeira fase da Operação Nordeste Integrado, realizada entre os dias 7 e 8 de agosto, em oito estados do Nordeste: Piauí, Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Segundo a Polícia Civil, além das prisões, foram cumpridos 443 mandados judiciais. A operação também resultou na apreensão de 87 armas de fogo, 40 veículos, 180 celulares e uma grande quantidade de drogas. Ao todo, 7.688 veículos foram fiscalizados.

As ações tiveram como foco o combate ao crime organizado nas áreas de divisa entre os estados, com ênfase em homicídios, tráfico de drogas e armas, além de roubos e furtos de veículos e cargas.

“As equipes estiveram nas fronteiras estaduais, consideradas pontos-chave para impedir a circulação de criminosos e ilícitos”, informou.

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, destacou a importância da integração regional na efetividade das ações.

“A Operação Nordeste Integrado mostrou que, quando pensamos segurança pública de forma regional, os resultados são mais rápidos e consistentes. As divisas não podem ser vistas como limites, mas como pontos estratégicos para impedir a circulação de criminosos, armas e drogas. O Piauí, junto aos demais estados, demonstrou que é possível agir com inteligência, planejamento e presença firme”, afirmou.

Já o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, classificou a ação como um marco histórico para a segurança pública nordestina:

“Uma ação pioneira entre os estados no enfrentamento à criminalidade, que demonstrou que a união de forças fez a diferença por meio da presença qualificada, troca de expertises e ações de inteligência. O mais importante: cumprimos nosso objetivo de prestar um melhor serviço e garantir mais segurança à população das áreas de divisa”, pontuou.

Foto: Ascom/ SSP-PI

Combate ao tráfico de drogas

Durante a ação, foram apreendidos:

  • 1,35 kg de crack, além de 79 pedras da mesma substância;
  • 6,1 kg de cocaína e 13 papelotes prontos para venda;
  • 271,2 kg de maconha e 973 papelotes da droga.

Na cidade de Curaçá, na Bahia, a Polícia Militar erradicou 200 mil pés de maconha. O subsecretário da Segurança Pública da Bahia, Marcel de Oliveira, destacou a cooperação inédita entre os estados.

“De forma inédita, os estados nordestinos mostraram a importância da integração. Seguiremos juntos combatendo o crime organizado”, acrescentou.

O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, também reforçou a relevância da articulação regional.

“Este foi um esforço conjunto, que envolveu inteligência, tecnologia e integração. Um passo importante para dar mais segurança à população de toda a região”, finalizou.

cidadeverde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *