Lula diz que enviará projeto de regulação das redes sociais ao Congresso nesta quarta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que, nesta quarta-feira (13), enviará ao Congresso o projeto que regulamenta as redes sociais no Brasil. A fala ocorreu após a repercussão do vídeo do influenciador digital Felca, que criticou a exploração e sexualização de crianças e adolescentes nas redes sociais.
“Vamos regulamentar, porque é preciso estabelecer um mínimo de comportamento no funcionamento de uma rede digital que fala com crianças, com idosos e, na maioria das vezes, ninguém assume a responsabilidade”, declarou Lula em entrevista à BandNews.
Segundo o presidente, a proposta já está em análise há dois meses na Casa Civil devido a divergências internas. “Amanhã, às 15h, o texto estará na minha mesa para resolvermos as divergências entre os ministros e enviar ao Congresso Nacional”, afirmou.
Lula também relembrou a declaração da primeira-dama, Janja, ao líder chinês Xi Jinping, sobre a necessidade de regulamentar as redes sociais. Na ocasião, ela mencionou o TikTok — plataforma de origem chinesa — e foi criticada por supostamente causar mal-estar diplomático. “Na época, ela foi achincalhada por algumas pessoas e hoje está provado que estava certa. A partir de amanhã, teremos o texto final aprovado pelo presidente da República e encaminhado ao Congresso”, concluiu.
gp1