Maduro alerta que ataque contra ele pode significar “fim do império americano”

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reagiu na segunda-feira (11) à oferta ampliada dos Estados Unidos que dobra a recompensa para quem fornecer informações que levem à sua prisão. Em declaração pela emissora estatal VTV, Maduro afirmou que qualquer ataque contra ele “pode ser o fim do império americano”.

Durante a transmissão, Maduro ressaltou que, na Venezuela, até cadetes do primeiro ano recebem uma formação com uma visão fortemente anti-imperialista.

“Eu digo aos imperialistas, e digo ao meu povo: não ousem”, advertiu o ditador.

Recompensa dobrada

Os EUA elevaram o valor da recompensa de US$ 25 milhões para US$ 50 milhões, numa tentativa de capturar Maduro. O governo americano não reconhece a legitimidade da reeleição do presidente venezuelano em 2024, que foi declarada pela autoridade eleitoral local e confirmada pelo Tribunal Superior do país, mas sem divulgação detalhada dos resultados.

A oposição venezuelana contesta o resultado eleitoral, alegando vitória no pleito, e a comunidade internacional também questiona a lisura do processo. Maduro está no poder desde 2013 e enfrenta forte resistência política dentro e fora da Venezuela.

meionorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *