Governo Federal deve anunciar nesta quarta plano contra tarifaço dos EUA
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, informou nesta terça-feira (12) que o Governo Federal deve anunciar até quarta-feira (13) o plano de contingência para enfrentar os impactos das tarifas de até 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. As medidas têm como objetivo proteger empresas e setores mais vulneráveis ao tarifaço.
Segundo Rui Costa, os detalhes do pacote ainda estavam sendo finalizados após reunião realizada na segunda-feira (11) entre integrantes do governo. Apesar dos avanços nas discussões, o plano não foi concluído, e o ministro afirmou que voltaria a tratar do tema com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda nesta terça-feira. Embora a agenda oficial previsse um encontro entre Lula e Rui Costa pela manhã, fontes do Planalto indicaram que uma nova rodada de reuniões sobre o pacote emergencial foi marcada para o final da tarde. A expectativa é que a decisão final e o anúncio das medidas ocorram antes da viagem do presidente, marcada para quinta-feira (14).
O Palácio do Planalto confirmou que Lula irá a Pernambuco na quinta-feira, onde participará de uma cerimônia voltada a investimentos do governo federal em periferias, favelas e comunidades urbanas. O cronograma reforça a possibilidade de o anúncio do plano de contingência ocorrer nesta quarta-feira (13).
Pela manhã, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, também se manifestou sobre o tema durante audiência na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) do Senado. Ela afirmou que ainda havia pontos em aberto nas negociações internas.
gp1