‘Se eu for candidato, eu não perco’, afirma Lula para 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (12) que, caso decida disputar a Presidência da República em 2026, será reeleito. Em entrevista à Rádio BandNews FM, o petista declarou que quanto mais candidatos houver, melhor para a disputa, citando nomes como Ratinho Jr. (PSD-PR), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Romeu Zema (Novo-MG). “Se eu decidir ser candidato, eu não perderei a eleição. […] Tenho certeza do que eu estou fazendo nesse país”, disse.
Lula também comentou sobre a relação com o empresariado, afirmando que nunca se preocupou com o “comportamento eleitoral” do setor por existir uma “questão de pele” em relação a ele. Segundo o presidente, embora muitos empresários nunca tenham votado nele, ele os trata com respeito, reconhecendo sua importância para a economia. O petista criticou ainda a insatisfação de parte do setor com as políticas sociais: “Eles queriam esses R$ 300 bilhões dos programas sociais estivessem com eles”.
Questionado sobre uma possível interferência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nas eleições brasileiras, Lula disse não ver problema caso o norte-americano faça campanha para aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O presidente criticou Bolsonaro por não ter reconhecido a derrota em 2022 e afirmou que o ex-mandatário preparava um golpe. “Aliás, vou mandar informar o Trump de como foi feita essa tentativa de golpe. É preciso que ele saiba o que estava sendo feito”, declarou.
r10