Trump diz que Brasil “é um parceiro comercial horrível” e defende Bolsonaro
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o Brasil nesta quinta-feira (14) durante coletiva na Casa Branca. O republicano classificou o país como “um parceiro comercial horrível” e acusou o governo brasileiro de impor “tarifas enormes” contra produtos americanos.
Não foi a primeira vez que Trump se pronunciou sobre o tema. Em 15 de julho, ele associou a aplicação do tarifaço ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). Dois dias depois, enviou uma carta com timbre da Casa Branca pedindo o fim imediato do processo contra o ex-chefe do Executivo brasileiro, afirmando que o sistema de Justiça do Brasil seria “injusto”.
Defesa a Bolsonaro
Durante a coletiva desta quinta-feira, Trump voltou a citar o ex-presidente brasileiro e criticou o que classificou como perseguição política. “E o Brasil tem algumas leis muito ruins em vigor. Eles pegaram um presidente e o colocaram na prisão — ou estão tentando prendê-lo. E acontece que eu conheço o homem e vou te dizer, eu sou muito bom em (ler) pessoas. Eu acho que ele é um homem honesto. Eu acho que é uma execução política o que eles estão tentando fazer com Bolsonaro. Eu acho isso terrível”, declarou.
O republicano também afirmou que, além da questão política, o Brasil mantém uma postura injusta nas relações comerciais com os Estados Unidos. “Eles também nos trataram muito mal como parceiros comerciais por muitos anos. Um dos piores países da Terra para isso”, disse.
Tarifas e retaliação
Trump ressaltou que sua administração vem impondo tarifas mais altas ao Brasil como resposta às barreiras comerciais. “Agora eles estão sendo cobrados pelos 50% e eles não estão felizes, mas é assim que funciona”, afirmou, em referência a um aumento tarifário aplicado a produtos brasileiros.
gp1