Prefeitos de PE e TO discutem cidades inteligentes e gestão tecnológica
Gestão pública, inovação, tecnologia, educação e empreendedorismo foram os principais temas em destaque no primeiro dia do 4° Congresso das Cidades, realizado no Teresina Shopping. O evento reúne gestores, prefeitos e especialistas de diferentes áreas para discutir soluções inovadoras para os municípios.
Um dos painéis que chamou atenção tratou sobre Cidades Inteligentes e Negócios Sustentáveis, com a participação do prefeito de Araguaína (TO), Fabiano Souza, e do prefeito de Cabrobó (PE), Elionai Dias Santos Filho.
Ao falar sobre os desafios das gestões municipais diante da transformação digital, Fabiano Souza destacou que as administrações públicas precisam se modernizar para atender às novas demandas da população.
“Hoje em dia tudo é tecnologia, o cidadão está muito à nossa frente, a gestão pública nesse sentido está correndo atrás do prejuízo porque ficou muito tempo parada, mas agora a gestão pública está entendendo que essas ferramentas podem ser utilizadas para fornecer ao cidadão aquilo que ele já tem no serviço privado, na sua vida, no seu dia a dia. O serviço público para ele ser bom, o cidadão tem poder acessar a qualquer tempo, a qualquer hora e tem que resolver. Se o serviço é bom, ele não precisa de despachante”, ressaltou.
Já o prefeito de Cabrobó, Elionai Dias, destacou a importância de eventos como o Congresso das Cidades para compartilhar experiências e práticas que fortalecem a inovação e a sustentabilidade nos municípios.
“Cabrobó traz um pouco da sua pegada sobre inovação, tecnologia, sustentabilidade, compartilhando com outros municípios aquilo que a gente conseguiu avançar e também aprendendo um pouco nesse evento. São em ambientes como esse que a gente consegue ver a gestão pública avançar, se modernizar, ser mais inclusiva, resiliente e corresponsável ambientalmente”, pontuou.
Além da pauta sobre inovação e tecnologia, o público também acompanhou a palestra da analista de Educação e Empreendedorismo do Sebrae de Minas Gerais, Cacilda Almeida, que destacou o papel da educação empreendedora como ferramenta de transformação social.
“Falar de educação empreendedora em um ambiente desse onde tem o Congresso das Cidades, trazendo gestores, prefeitos é muito importante porque a gente enquanto Sebrae nós nos identificamos com a proposta e a estratégia da educação empreendedora como algo transformador para os territórios. Então os gestores e os prefeitos que compreendem a relevância da educação empreendedora, eles conseguem trazer não só esse desenvolvimento econômico, mas também transformar a vida dos jovens, dos estudantes da sua região, que é o nosso objetivo”, afirmou Cacilda Almeida.
Complementando a discussão da palestra, os gestores municipais também participaram de uma oficina voltada para a educação empreendedora com a analista. O objetivo foi apresentar de forma prática como essa metodologia pode ser aplicada nos territórios.
“A oficina busca trazer justamente essa visão territorial, de desenvolvimento local, do como a educação empreendedora pode transformar a realidade dos territórios. Um pouco da prática. A gente compreende que esse desenvolvimento é fundamental, que eles possam levar essa implementação para os seus territórios, tratar isso com mais conhecimento, conteúdo e propriedade de fala”, finalizou Cacilda Almeida.
cidadeverde