Ministério autoriza garantia para financiamento de R$ 126 milhões ao Piauí
O Ministério da Fazenda autorizou a concessão de garantia da União para operação de crédito do Estado do Piauí junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 126,39 milhões. Os recursos serão aplicados em ações voltadas ao aumento da resiliência climática da população rural do Semiárido Piauiense.
O financiamento integra a iniciativa Sertão Vivo – Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais no Nordeste, que contempla agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais, como povos indígenas, quilombolas e fundos de pasto.
Segundo a portaria assinada pelo ministro Fernando Haddad, a autorização está condicionada à verificação da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional sobre os requisitos da Portaria Normativa MF nº 500, de 2023, e à formalização do contrato de contragarantia por parte do governo estadual.
Com a medida, o Piauí assegura respaldo jurídico e financeiro para captar os recursos junto ao BNDES e dar início aos projetos de enfrentamento aos impactos da mudança do clima no semiárido.
cidadeverde