Ministério suspende lotes de vacinas após mortes de 200 animais no PI e MA
O Ministério da Agricultura e Pecuária suspendeu dois lotes da vacina contra clostridioses após registro de mortes de mais de 200 animais no Piauí e Maranhão.
Os lotes suspensos em todo o país são 016/2024 e 018/2024 da vacina Excel L10, contra clostridioses, produzida pelo estabelecimento Dechra Brasil.
A doença é causada por bactérias do gênero Clostridium, que habitam o solo, trato gastrointestinal e podem causar diversas infecções nos animais.
Equipes de universidades do Piauí, Ceará e São Paulo estão mobilizadas para investigar as mortes dos animais – ovinos e caprinos – em municípios piauienses e maranhenses. Os animais estão morrendo em menos de 72 horas, inchados, sem comer e beber.
Desde o mês passado, há registros de óbitos nas cidades de Curral Novo, Simões, São Francisco de Assis e Jatobá. O Ministério da Agricultura e a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) investigam as ocorrências.
Os animais que morreram têm um quadro clínico de aumento de volume no local vacinado, registros de dificuldades de andar, beber água e se alimentar.
Veja nota do Ministério da Agricultura:
Nota de Alerta
Suspensão de uso das partidas 016/2024 e 018/2024 da vacina EXCELL 10 O Ministério da Agricultura e Pecuária recebeu relatos de eventos adversos graves ocorridos em bovinos, ovinos e caprinos, com evolução para óbito, após o uso das partidas 016/2024 e 018/2024 da vacina EXCEL L10, contra clostridioses, produzida pelo estabelecimento DECHRA BRASIL PRODUTOS VETERINÁRIOS.
O Serviço Veterinário Oficial está realizando investigação dos casos a fim de identificar a causa dos óbitos, bem como se há relação com a aplicação das vacinas. O estabelecimento produtor das vacinas foi fiscalizado e serão realizadas colheitas de amostras para análise oficial por laboratório federal de defesa agropecuária.
O Departamento de Saúde Animal determinou a apreensão cautelar das partidas nos locais de distribuição e de comercialização. A empresa fabricante, em resposta à notificação e fiscalização do MAPA já apresentou procedimentos para a comunicação e o bloqueio da comercialização das partidas.
Não há até o presente momento, relatos de eventos adversos relacionados a outras partidas da vacina.
Solicita-se aos Órgão Executores de Sanidade Agropecuária alertar aos médicos veterinários, produtores rurais e revendedores de produtos veterinários sobre a necessidade de suspender imediatamente o uso das partidas 016/2024 e 018/2024 da vacina EXCELL 10 até que se conclua a investigação sobre a causa da morte dos animais. Além disso, orienta-se que estes usuários
relatem novos casos suspeitos pelo canal FALABR disponível no link Fala.BR.Em caso de conhecimento pelo Órgão Executores de Sanidade Agropecuária, de ocorrências que possam estar associadas ao uso dessas partidas, solicitamos comunicar imediatamente ao Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal, nas Superintendências de Agricultura e Pecuária.
MARCELO DE ANDRADE MOTA
Diretor
cidadeverde