Governo Lula é reprovado por 51% dos brasileiros, aponta pesquisa Genial/Quaest
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é reprovado por 51% dos brasileiros e aprovado por 46%, de acordo com levantamento Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira (20). A diferença entre aprovação e desaprovação é a menor registrada desde janeiro de 2025, quando 49% reprovavam a gestão e 47% a aprovavam.
Em julho, 53% disseram desaprovar o governo, enquanto 43% aprovavam. O novo levantamento, feito em agosto, mostra uma queda na desaprovação e um crescimento na aprovação, dentro da margem de erro, o que abre espaço para um empate técnico.
O diretor da Quaest, Felipe Nunes, avalia que a oscilação na aprovação do governo se deve principalmente à redução da inflação dos alimentos e à reação do presidente ao “tarifaço” anunciado por Donald Trump. “A melhora na aprovação do governo Lula em agosto resulta da combinação de fatores econômicos e políticos. De um lado, a percepção de queda no preço dos alimentos trouxe alívio às famílias e reduziu a pressão sobre o custo de vida. De outro, a postura firme de Lula diante do tarifaço imposto por Donald Trump foi vista como sinal de liderança e defesa dos interesses nacionais”, afirmou Nunes.
A pesquisa foi realizada entre 13 e 17 de agosto, com 2.004 entrevistas, e possui margem de erro de aproximadamente dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.
gp1