Presidente do PT sinaliza que Haddad pode ser candidato ao Governo de São Paulo
O novo presidente do PT, Edinho Silva, sinalizou que o candidato do partido ao Governo de São Paulo em 2026 deve ser o ministro Fernando Haddad, visando ajudar também o plano de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A iniciativa seria para montar um palanque forte no estado, que é o maior colégio eleitoral do país.
Embora o ministro não negue e não confirme a intenção de participar da disputa, o nome de Haddad vem ventilando desde 2024, e ganhou mais força neste ano. “Nossas principais lideranças terão que cumprir papel eleitoral. Nossas lideranças sabem disso. Não fizemos conversas específicas, mas não tenho nenhuma dúvida que não só o ministro Fernando Haddad, mas todas as lideranças terão que ter missão eleitoral em 2026”, declarou Edinho Silva.
No mês passado, Haddad confirmou que Lula disputará a reeleição em 2026, e que poderia ser chamado para coordenar a campanha eleitoral. Entretanto, deixou em aberto que poderia concorrer ao Palácio dos Bandeirantes, tendo inclusive sido abordado por aliados, mas que a decisão é do presidente da República.
“Quando os cenários estiverem construídos, o processo decisório passa pelo presidente Lula”, reforçou o presidente do PT.
Lula se reúne com dirigentes partidários
Já Lula tem empreendido esforços desde a semana retrasada para se reunir com dirigentes partidários e costurar um apoio contra o lançamento de candidaturas próprias ou a escolha de um nome único pela direita. Atualmente o União Brasil tem o governador goiano Ronaldo Caiado (União -GO) como pré-candidato, e o Progressistas pode se unir ao Republicanos para lançar Tarcísio de Freitas (SP). “Vamos disputar essas lideranças até o fim. Se elas quiserem estar conosco, serão bem-vindas”, despontou o petista.
gp1