UFPI apresenta projetos e cobra apoio da bancada federal após cortes orçamentos

Deputados federais do Piauí e o senador Marcelo Castro se reuniram na manhã desta segunda-feira (25) com a reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora doutora Nadir Nogueira, para discutir a situação financeira da instituição e conhecer propostas estratégicas que precisam de investimentos. O encontro aconteceu na Reitoria, em Teresina, durante um café da manhã.

A reitora destacou as dificuldades orçamentárias enfrentadas pela universidade e pediu apoio da bancada para garantir emendas parlamentares em 2026. Nadir Nogueira apresentou três projetos prioritários: investimentos em tecnologia da informação, instalação de uma usina fotovoltaica e ações de inovação em áreas estratégicas.

Segundo a reitora, a UFPI já desenvolve ferramentas tecnológicas em parceria com a Secretaria de Segurança do Estado, como o BO Fácil, o Espia e o Vigia, voltadas para a área de segurança pública. Ela defendeu a ampliação dessas iniciativas.

“Uma das nossas pautas é sensibilizar a bancada para que 2026 seja destinado recurso para que a universidade invista em áreas estratégicas do desenvolvimento do estado. Um dos projetos é na área de tecnologia da informação. Com mais investimentos, podemos atender a demandas do Piauí em diferentes setores, da segurança ao melhoramento genético. Também apresentamos a proposta de uma usina fotovoltaica, orçada em R$ 14 milhões. Hoje a UFPI gasta R$ 1,2 milhão por mês de energia. Se conseguirmos instalar essa usina, vamos economizar e direcionar mais recursos para pesquisa e ensino”, disse Nadir Nogueira.

O deputado federal Merlong Solano (PT) ressaltou a importância da bancada conhecer de perto as necessidades da universidade para direcionar recursos. “Sobretudo em épocas de escassez de recursos, como nós estamos vivendo, é importante que a bancada federal conheça as prioridades da UFPI. Isso ajuda na hora de decidir sobre emendas. Eu, por exemplo, já destinei dois milhões de reais este ano para a construção de um novo restaurante universitário. O espírito é dialogar e ver como trazer mais recursos para a universidade”, afirmou.

O senador Marcelo Castro destacou a união da bancada do Piauí em Brasília e lembrou do apoio que tem dado ao Hospital Universitário (HU). “Recentemente coloquei 25 milhões de reais para o HU, onde está sendo construída a ala do câncer. Minha maior preocupação é fortalecer o hospital, que é referência em assistência e formação médica. A bancada do Piauí é uma das mais unidas do Brasil, deixamos as diferenças partidárias de lado para trabalhar pelas grandes causas do estado”, disse o senador.

A UFPI defende que os projetos apresentados são fundamentais para reduzir custos, modernizar a instituição e ampliar a contribuição da universidade no desenvolvimento científico, tecnológico e social do Piauí.

cidadeverde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *