Anvisa proíbe versões manipuladas de Ozempic e Wegovy no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a manipulação dos medicamentos Ozempic, Wegovy e Rybelsus indicados para o tratamento de diabetes e obesidade. A medida foi implementada por meio de nota técnica publicada nesta segunda-feira (25).

Segundo a Anvisa, insumos de origem biotecnológica poderão ser importados apenas por empresas devidamente autorizadas, desde que sejam o mesmo Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) já analisado.

Foto: Alef Leão/GP1Ozempic:

Caneta emagrecedora

“Apenas o insumo do mesmo fabricante registrado poderá ser importado para fins de manipulação. A existência de um IFA registrado exclusivamente por via biotecnológica não autoriza a importação e a manipulação de uma versão sintética desse insumo. Por exemplo, atualmente, a semaglutida possui registro apenas como produto biotecnológico. Portanto, não é permitida a importação nem a manipulação da semaglutida sintética até que exista um medicamento registrado com o IFA sintético”, diz o comunicado da agência.

Ainda conforme a Anvisa, no caso dos IFAs obtidos por síntese química, a manipulação é autorizada desde que já existam medicamentos registrados no Brasil com a mesma molécula. Nesses casos, é definida uma lista mínima de testes a serem realizados pelos importadores, além de um fluxo de importação em conformidade com as normas vigentes.

gp1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *