Themístocles Filho pode fortalecer MDB na Assembleia Legislativa em 2026

Se for confirmada a especulação de que o vice-governador Themístocles Filho será candidato a deputado estadual pelo MDB, fica mais forte a tese do deputado João Mádison, líder do MDB na Assembleia Legislativa. Ele propaga que, além dele, a legenda vai eleger mais dez parlamentares.

Foto: Lucas Dias/GP1Themístocles Filho

Themístocles Filho

Themístocles foram da chapa majoritária

O vice-governador Themístocles Filho, do MDB, alijado da chapa majoritária pela qual o governador Rafael Fonteles, do PT, vai pleitear a reeleição em 2026, calado está e calado fica quando é indagado pela imprensa sobre o assunto.

Estratégia silenciosa de Themístocles

Themístocles Filho pode até estar zangado, mas não está “emburrado” e trabalha de olho no futuro. Na política partidária está “entocado”. No momento oportuno, ele vai mostrar a “cara” e, mansamente, soltar verbo.

Draga Alana no MDB

Rejeitado pelo PT, o vereador Draga Alana vai engrossar o “caldo do MDB”. Em outubro de 2024, ele foi eleito vereador pelo PSD com 9.233 votos. Não aceito por petistas temerosos de perder vaga na Assembleia Legislativa para ele, Draga Alana vai ser candidato pelo MDB com o apoio dos próceres petistas: vereador Dudu Borges e Cícero Magalhães, ex-vereador de Teresina, ex-deputado estadual e ex-presidente do PT teresinense. O PT perde, assim, “um bocado de votos” que “engrossariam a legenda partidária”.

Foto: Alef Leão/GP1Vereador Draga Alana

Vereador Draga Alana

MDB abre as portas para ex-progressistas

Além do vereador Draga Alana, o MDB aguarda de “braços abertos” os e as literalmente ex-progressistas: deputadas estaduais Bárbara do Firmino e Gracinha Mão Santa, o deputado Marden Menezes e o ex-prefeito de Caridade do Piauí, Toninho da Caridade.

Disputa por vagas na Assembleia Legislativa

Como, ao que tudo indica, em 2026 só serão disponibilizadas 24 cadeiras na Assembleia Legislativa, uma subtração do “minuendo pelo subtraendo” aponta valor restante de 13 cadeiras. Então, PT e PP que se cuidem. Vão dividir 13 ÷ 2?

Campus do IFPI em Esperantina

Sem alarde, o vice-governador “puxa sardinha para a brasa” dele no Governo Federal: a instalação de um campus do IFPI – Instituto Federal do Piauí – em Esperantina, que vai beneficiar a terra da “Boa Esperança” e os demais 21 municípios do Território dos Cocais. A obra de construção do prédio que vai abrigar o IFPI de Esperantina está em andamento.

Obras da BR 222

Na sexta-feira, dia 5 passado, em Teresina, o ministro dos Transportes, Renan Filho, assegurou, mediante a imprensa, ao ministro Wellington Dias e ao senador Marcelo Castro que está cuidando pessoalmente para atender à reivindicação do vice-governador Themístocles Filho pela conclusão do trecho piauiense da BR 222 entre Piripiri e Batalha. O ministro ainda gravou vídeo com o vice-governador, garantindo as verbas necessárias para o término da obra.

CPIs na Câmara de Teresina

Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Sílvio Mendes

Prefeito Sílvio Mendes

O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, que está no terceiro mandato, disse à imprensa que nunca viu tanta CPI na Câmara de Vereadores da capital piauiense. A CPI das Águas terminou em “água fétida”. Os próceres das CPIs do Lixo e do Déficit Financeiro – a famosa CPI do Rombo – “degustaram fartas benesses na atabalhoada gestão do ‘sabichão bobo’ Dr. Pessoa”.

Dr. Pessoa: “rei morto, rei posto”

Dr. Pessoa: “rei morto, rei posto”! A turma que de Vossa Senhoria tirou proveito e, hoje, o escarnia, quer fisgar o Dr. Sílvio que, até hoje, não mordeu a isca. Vida que segue…

Limpeza urbana em Teresina

Em tempo, o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, do União Brasil, ainda enfezado com o consórcio de empresas que, segundo ele, não cumpriram o contrato com a Prefeitura para manter a “Cidade Verde; a Chapada do Corisco” limpa, disse que, pelo que tem “feito”, até o final de outubro as “novas empresas” contratadas vão deixar a “capital mafrense” limpinha, limpinha… Esperando para ver…

Democracia x Ditadura

Nestes tempos de enfoque sobre o que é democracia e o que é ditadura, volto a sugerir a leitura de “Como as democracias morrem”

gp1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *