Wilson Martins diz que conversou com o governador Rafael Fonteles e oficializou saída do PT

O ex-governador Wilson Martins confirmou que oficializou sua saída do Partido dos Trabalhadores (PT) em conversa direta com o governador Rafael Fonteles e que a decisão teve como objetivo viabilizar sua candidatura a deputado federal pelo PSD nas eleições de 2026. Martins afirmou que sua saída contribui para a organização da chapa proporcional do PT, diante da expectativa de redução no número de vagas na Câmara dos Deputados.

Martins explicou que tratou do assunto também com o senador Wellington Dias e com o presidente estadual do PT, Fábio Novo, pontuando que sua movimentação política busca evitar conflitos internos. O ex-governador destacou que ingressou no PT por falta de estrutura partidária para disputar eleições, mas que nunca se considerou um petista de origem.

Foto: Lucas Dias/GP1Wilson Martins e Rafael Fonteles

Wilson Martins e Rafael Fonteles

“Tratamos disso com o governador, tratamos disso com o senador Wellington, tratamos disso com o presidente do partido, Fábio Novo, nós estamos ajudando o Partido dos Trabalhadores, porque veja bem, não se tem dúvida sobre a questão do número de vagas, são oito vagas, o presidente Lula vetou o projeto que foi aprovado pela Câmara e pelo Senado e a expectativa que todos nós temos e que todos os políticos do Piauí do Brasil inteiro têm é de que esse veto não será derrubado. Então, nós estamos trabalhando com a possibilidade de apenas oito vagas para o deputado federal, então acho que o menos petista do grupo sou eu, porque eu sempre fui PSB, aliado do Partido dos Trabalhadores e fui para o Partido dos Trabalhadores pelas circunstâncias do próprio PSB não ter condição de montar uma chapa, então, evidentemente que na conversa que eu tive com o governador foi nesse sentido de deixar [o PT], o partido bem à vontade, para não ter discussão, para não ter briga”, declarou Wilson Martins.

Pré-candidatura mantida

Em conversa com o GP1 em agosto, o ex-governador Wilson Martins confirmou que mantém sua decisão de se filiar ao PSD, partido comandado no Piauí pelo deputado federal Júlio César, para disputar uma vaga na Câmara Federal em 2026. A declaração rebateu especulações de bastidores de que ele teria desistido de migrar para o núcleo pessedista e recuado da pré-candidatura.

Atualmente primeiro suplente de deputado federal pelo PT, Wilson Martins oficializou sua escolha durante reunião com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. O encontro contou ainda com a presença da senadora Jussara Lima, do deputado estadual Georgiano Neto e do líder político José Augusto Nunes, consolidando o alinhamento político que abre caminho para a candidatura.

gp1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *