Presidente Lula promete vetar anistia a Bolsonaro se aprovada pelo Congresso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não permitirá a aprovação de uma possível anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso o Congresso Nacional aprove tal projeto. A declaração foi dada em entrevista à BBC News Internacional, nesta quarta-feira (17), no Palácio da Alvorada.
“Se viesse para eu vetar, pode ficar certo de que eu vetaria. Pode ficar certo que eu vetaria”, destacou Lula, enquanto aliados de Bolsonaro pressionavam o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para acelerar a tramitação do projeto de anistia no Congresso.
Apesar de se posicionar contra, o presidente ressaltou que a decisão é de competência do Legislativo. “O presidente da República não se mete numa coisa do Congresso Nacional. Se os partidos políticos entenderem que é preciso dar anistia e votar a anistia, isso é um problema do Congresso”, afirmou.
No campo jurídico, a primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Bolsonaro, na quinta-feira (11), a 27 anos de prisão por suposta tentativa de abalar a ordem democrática. O ex-presidente está em prisão domiciliar desde agosto.
gp1