Corrupção no INSS: sindicato ligado a irmão de Lula “burlou” rastreio de dinheiro, aponta Coaf

Um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificou indícios de irregularidades nas movimentações do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), cuja vice-presidência é ocupada por Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento aponta o uso de “artifícios para burlar a identificação da origem, do destino e dos responsáveis” pelos recursos administrados pela entidade.

De acordo com o Coaf, o sindicato realizou operações que dificultaram o rastreamento dos valores, incluindo movimentações incompatíveis com o patrimônio declarado, depósitos em espécie e transferências de grandes quantias entre contas bancárias. O relatório cita, por exemplo, a atualização cadastral de uma cooperada que passou a declarar faturamento mensal de R$ 105 milhões, o que, segundo o órgão, comprometeu a análise de capacidade financeira.

Foto: ReproduçãoJosé Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, é irmão do presidente Lula

José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, é irmão do presidente Lula

Entre janeiro de 2019 e junho de 2025, o Sindnapi movimentou cerca de R$ 1,2 bilhão, somando créditos e débitos. As transações incluem 4.377 transferências, 1.171 depósitos em dinheiro e mais de mil operações via TED. O Coaf destacou que o volume e a frequência dessas movimentações comprometem a rastreabilidade dos recursos e a identificação dos beneficiários finais.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS deve ouvir representantes do Sindnapi nesta quinta-feira (9). Frei Chico não participará da sessão, já que sua convocação ainda não foi deliberada pelo colegiado.

gp1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *