Alepi aprova projeto que exige experiência mínima de 3 anos para delegado

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta terça-feira (1º), um Projeto de Lei Complementar do Governo do Estado que promove uma reestruturação na Polícia Civil. Entre as principais mudanças estão a exigência de experiência prévia para o cargo de delegado e a unificação de funções em um novo cargo chamado oficial investigador de polícia.

De acordo com o delegado-geral Luccy Keiko, a exigência de três anos de atividade jurídica ou policial para ingresso na carreira de delegado vai elevar o nível técnico da instituição.

“Essa medida é para que não ingresse aquele bacharel em direito que é sem nenhuma experiência de vida, sem nenhuma experiência na atuação, na justiça ou na área policial.”, afirmou.

Outra mudança importante é a fusão dos cargos de agente e escrivão em uma única função. “Com esse novo cargo, o próprio policial civil, que vai às ruas investigar, vai poder elaborar os relatórios de missão. Inclusive, esses relatórios, hoje feitos pelo policial civil, têm um caráter até científico, são provas robustas. Então, ele colhe declarações, colhe depoimentos, faz a investigação e isso dinamiza as investigações policiais”, completou Keiko.

A proposta ainda transforma a Academia de Polícia em Escola Superior de Polícia. O projeto agora segue para sanção do governador Rafael Fonteles.

cidadeverde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *