Alerta: quase 600 pipas já foram recolhidas no aeroporto de Teresina em 2025
O aeroporto de Teresina intensificou ações de conscientização sobre os riscos de soltar pipas em áreas próximas ao terminal. Somente neste ano, já foram recolhidas quase 600 pipas dentro do sítio aeroportuário, o maior número entre os 17 terminais administrados pela Motiva Aeroportos.
As ocorrências chamam atenção porque algumas pipas chegam até a pista de pouso e decolagem, com risco para aeronaves e passageiros. Em algumas situações, houve registro de invasões ao sítio aeroportuário por menores em busca das pipas.
As medidas adotadas incluem rodas de conversa em escolas da região, diálogo com moradores do entorno e parcerias com órgãos de segurança pública, como Polícia Militar e Polícia Federal, que reforçam rondas no local.
A gerente do aeroporto de Teresina, Chirlayne Torres, afirma que a proposta é ampliar o diálogo com a comunidade.
“Soltar pipa é uma brincadeira saudável e faz parte da nossa cultura, mas precisa ser feita em locais adequados. Quando acontece próximo ao aeroporto, coloca em risco toda a operação e a segurança de muitas pessoas. Por isso, temos buscado dialogar com escolas, comunidade e autoridades para conscientizar e criar um ambiente mais seguro para todos”, disse.
Além das ações de conscientização, o aeroporto oferece projetos para incentivar práticas de lazer em locais apropriados. Entre eles, estão o Cultivar Esportes, com aulas de vôlei e judô, o Escola Skate Brasil e atividades de futsal, vôlei e basquete em parceria com o Instituto Brasileiro de Excelência no Esporte e Cultura (IBEEC).
De acordo com a administração do terminal, as iniciativas buscam reduzir as ocorrências envolvendo pipas na área do aeroporto e reforçar medidas de segurança operacional.
cidadeverde