Alta temperatura no B-R-O Bró reforça cuidados com problemas respiratórios

O planeta tem enfrentado altas temperaturas devido às mudanças climáticas, impactando diretamente a vida das pessoas. Segundo o Serviço de Alterações Climáticas Copernicus (C3S), da União Europeia, o ano de 2024 pode superar 2023 como o mais quente desde o início dos registros. No Piauí, os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro são marcados pelo B-R-O Bró, período em que os termômetros sobem ainda mais no estado. Nessa época, os cuidados precisam ser redobrados, principalmente para prevenir ou amenizar problemas respiratórios causados pela baixa umidade.

De acordo com a Dra. Alexandra Kolontai e especialista em otorrinolaringologia, a baixa umidade, especialmente abaixo de 30%, pode impactar diretamente a saúde. “Principalmente nas vias respiratórias. Isso acontece porque, quando o ar está seco, ele absorve a umidade da mucosa do nariz e da garganta, ressecando-a. Isso facilita a entrada de vírus e bactérias, aumentando o risco de infecções, como gripes e resfriados. Além disso, a mucosa ressecada pode causar sangramento na região do nariz”, explica.

A especialista também ressalta que o desconforto relatado por muitas pessoas ocorre porque a mucosa do sistema respiratório é responsável por filtrar, aquecer e umidificar o ar. “Nesse período de altas temperaturas e baixa umidade, a mucosa fica ressecada. Sem essa camada protetora de muco, ficamos mais vulneráveis à irritação e inflamações, como tosse e obstrução nasal, além de agravamento de casos de asma e rinite”, complementa a Dra. Alexandra.

Como se cuidar?

Em relação aos cuidados, além de manter-se bem hidratado, o que ajuda a umidificar a mucosa, a Dra. Alexandra recomenda o uso de umidificadores para aumentar a umidade do ambiente, especialmente durante a noite. “Se não tiver um umidificador, pode-se utilizar toalhas molhadas ou bacias com água no quarto, por exemplo. Além disso, é fundamental manter uma alimentação equilibrada, rica em alimentos que contêm água”, destaca.

Ela também alerta que é importante evitar atividades físicas nos períodos mais quentes do dia, que geralmente ocorrem entre 10h e 16h. Além disso, recomenda a lavagem nasal com soro fisiológico, que ajuda a limpar e umidificar as narinas, bem como realizar inalações com soro e manter as janelas abertas para garantir a circulação de ar no ambiente.

cidade verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *