Apoio psicopedagógico é essencial para estudantes que conciliam maternidade e vida acadêmica
Conciliar a maternidade com a vida acadêmica é um desafio que exige força, organização e, principalmente, apoio. É o caso de Pollyanne Nascimento, acadêmica do 9º período de Odontologia, que encontrou no Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico (NAAP) um espaço de acolhimento e orientação para seguir firme em sua jornada rumo ao diploma.
Natural de Dom Pedro (MA) e mãe de duas meninas, Pollyanne descreve como desafiador o equilíbrio entre os papéis de mãe, esposa e universitária. “Procuro sempre estar presente no dia a dia das meninas, mas nem sempre consigo entregar 100% da Pollyanne mãe. Me divido entre ser mãe, esposa e acadêmica com maestria”, conta. O apoio do NAAP tem sido um diferencial, oferecendo escuta ativa, orientação e flexibilização da experiência acadêmica, respeitando as necessidades individuais das estudantes.
De acordo com George Paz, coordenador do NAAP, o núcleo é um espaço que oportuniza a escuta e o acolhimento dos alunos em suas diversas demandas, incluindo, quando necessário, familiares, professores e coordenações. “Cada ser humano é único e pode necessitar de um cuidado diferente. Por isso, um local que oportunize essa escuta e se adapte às necessidades dos alunos é fundamental para sua permanência e para a promoção da saúde mental”, ressalta.
O suporte às mães universitárias faz parte da política institucional da rede ensino de garantir uma jornada acadêmica mais humanizada e acessível. Para Pollyanne, essa rede de apoio é fundamental para seguir em frente. “Acredito sempre que é possível conquistar os objetivos e sonhos, pois Deus nos deu a honra de sermos base da vida de nossos filhos. Por isso, ser exemplo é o melhor dessa missão”, afirma com orgulho
cidade verde