Após acordo com Ministério da Saúde, Silvio Mendes diz que solução para crise no São Marcos é provisória, mas satisfatória
O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), afirmou em entrevista que considera satisfatória, embora provisória, a solução encontrada para garantir a continuidade dos serviços oncológicos do Hospital São Marcos. A declaração foi dada ao Cidadeverde.com após a reunião com representantes do Ministério da Saúde, Fundação Municipal de Saúde (FMS), Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e equipe técnica do hospital.
“Foi encaminhada uma solução. Todo problema tem solução. Ele é uma solução provisória e eu espero que se prolongue para o bem de todos nós”, disse o prefeito sobre o repasse de R$ 7,5 milhões para a FMS.
O valor será destinado especificamente para resolver o impasse com os atendimentos prestados pelo São Marcos por meio do SUS. O repasse será feito em três parcelas de R$ 2,5 milhões ao longo de três meses. O montante ainda depende de aprovação formal da Presidência da República.
Silvio Mendes destacou que a solução encontrada na nova rodada de negociações foi mais eficiente do que as tentativas anteriores. “Agora sim. Aquela última reunião não [foi satisfatória], mas essa agora deu resultado. Eu espero que se encontre uma solução duradoura”, pontuou.
Para o prefeito, o problema no funcionamento do SUS vai além do repasse de recursos. Ele defendeu que o sistema exige três pilares: profissionais comprometidos, financiamento e gestão eficiente.
“Porque a questão não é só dinheiro. O SUS precisa de gente, de dinheiro e de gestão. Se você tiver essas três coisas, você consegue atender a população no seu direito básico. E às vezes fura. Ou não tem gente que tem acessibilidade para atender quem merece, da forma que merece, ou não tem dinheiro suficiente para fazer o que deve ser feito”, concluiu.
cidade verde