Após incêndio, UPA do Satélite reestabelece atendimento; três casos em um mês
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Satélite voltou a receber pacientes na manhã desta quinta-feira (04). O local sofreu com um princípio de incêndio registrado nesta quarta-feira (03) na sala de isolamento. Com o ocorrido o atendimento no local precisou ser temporariamente suspenso.
A diretora da UPA do Satélite, Francina Amorim, destacou que a situação foi prontamente controlada e que todos os protocolos de segurança foram seguidos.
“Agradecemos publicamente o empenho e a dedicação de toda a equipe. A resposta rápida e eficiente foi essencial para evitar maiores consequências”, afirmou.
A UPA do Satélite oferece atendimento especializado em urgências e emergências, contando com equipe composta por médicos clínicos e pediatras. A unidade dispõe de leitos de observação, isolamento e estabilização, e segundo a FMS, atende uma população estimada em 346.224 pessoas.
Ainda de acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), todos os setores da UPA passaram por um processo minucioso de limpeza e reorganização. O Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar perícia técnica para apurar a causa do incêndio.
Durante o período de interdição, os pacientes foram transferidos para os demais pontos da rede de saúde para assegurar a continuidade da assistência.
Série de incêndios em um mês
Esse já é o terceiro caso de princípio de incêndio em unidades de saúde de Teresina. Em agosto, a Unidade de Pronto Atendimento do Promorar precisou passar por duas interdições após incêndios ocorridos no intervalo de 15 dias. Os incêndios no Promorar atingiram a na sala de soro e posteriomente o ar-condicionado das salas de raio-x. As unidades já voltaram a funcionar normalmente.
“A FMS informa que está conduzindo uma investigação para identificar as causas deste e de outros episódios semelhantes registrados na unidade. Medidas administrativas serão adotadas conforme os resultados da apuração”, informou.
cidadeverde