Avião cai ao decolar, explode e mata 18 pessoas no Nepal
Um avião caiu e pegou fogo logo após tentar decolar do aeroporto de Katmandu, no Nepal, matando 18 pessoas nesta quarta-feira (24), segundo autoridades locais. O comandante foi resgatado com vida, mas seu estado de saúde não foi divulgado.
Todos os ocupantes eram funcionários de uma companhia aérea. A aeronave transportava dois tripulantes e 17 técnicos para Pokhara, onde iriam reparar outro avião. Um dos engenheiros era iemenita e os demais eram nepaleses. O avião era um Bombardier CRJ-200, com capacidade para 50 pessoas, pertencente à Saurya Airlines.
“O avião estava programado para passar por manutenção por um mês a partir de quinta-feira. Não está claro por que ele caiu”, disse Mukesh Khanal, um executivo da Saurya Airlines.
PESSOAS NO AEROPORTO FLAGRARAM QUEDA
Imagens mostraram bombeiros tentando apagar o incêndio e uma espessa fumaça preta no local do acidente. Um vídeo também registrou o avião voando um pouco acima da pista e inclinando-se excessivamente para a direita antes de cair. O aeroporto da capital nepalesa foi temporariamente fechado.
NEPAL TEM SIDO PALCO DE ACIDENTES
O Nepal enfrenta críticas por seu histórico de segurança aérea, com quase 350 mortes em acidentes de avião ou helicóptero desde 2000. O pior incidente foi em 1992, quando um Airbus da Pakistan International Airlines caiu perto de Katmandu, matando 167 pessoas.
Equipes de resgate vasculham o local do acidente de avião no Aeroporto Internacional de Tribhuvan em Katmandu, Nepal — Foto: Sujan Gurung / AP Photo
Em janeiro de 2023, 72 pessoas morreram em um acidente da Yeti Airlines, causado por um erro dos pilotos. O principal aeroporto do país, localizado no Vale de Katmandu, é cercado por montanhas, o que dificulta a decolagem e o pouso devido às condições do vento.
meio norte