Banco de Sangue de Teresina faz apelo urgente por doações de plaquetas

O GSH Banco de Sangue de Teresina faz um apelo urgente à população: os estoques de plaquetas estão criticamente baixos e a situação tem se agravado devido ao surto de gripe na região, que tem deixado muitos doadores temporariamente inaptos a realizar doações.

As plaquetas são pequenas células do sangue com papel vital na coagulação e no controle de sangramentos. São fundamentais para o tratamento de pacientes com dengue hemorrágica, câncer, doenças hematológicas, cirurgias complexas, transplantes, traumas e outras condições graves. A ausência desse componente pode representar risco de vida para muitos pacientes.

Segundo Érica Santana, líder de captação do GSH Banco de Sangue de Teresina, “cada doação de plaquetas pode ajudar a proporcionar conforto e esperança de vida para aqueles que enfrentam doenças graves. O ato de doar é, portanto, um gesto de generosidade e solidariedade que salva vidas”.

Diferentemente da doação de sangue tradicional, a doação de plaquetas é feita por aférese, um procedimento seguro e tecnológico que separa apenas as plaquetas do sangue, devolvendo os demais componentes ao doador. Com isso, uma única doação é suficiente para atender um adulto, o que, no método convencional, exigiria de 7 a 8 doadores.

Como se tornar um doador de plaquetas

Para doar plaquetas, o interessado deve, primeiramente, realizar uma doação de sangue comum e se candidatar à doação por aférese. A seguir, o candidato passa por uma triagem para determinar sua elegibilidade e garantir que a doação seja segura e eficaz. Após um mês da primeira doação de sangue, caso esteja apto, ele será convocado a fazer sua doação de plaquetas.

“As plaquetas só podem ser armazenadas por até 5 dias, o que exige um fluxo constante de doadores para manter os estoques em níveis seguros”, destaca Érica.

A instituição ressalta que doadores de sangue de todos os tipos sanguíneos também são bem-vindos e necessários neste momento. Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente, observando os requisitos abaixo. O endereço é Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 367, Centro (Sul) – 3º andar (Centro Clínico Hospital São Marcos – Ala B) – funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h (estacionamento gratuito para os doadores, de segunda a sexta-feira).

Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
  • Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
  • Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
  • Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
  • Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
  • Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
  • Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
  • Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.

cidadeverde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *