Barroso afirma que ataques às urnas resultaram em perda de credibilidade
Durante a abertura de uma sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da corte, ministro Luís Roberto Barroso, declarou que aqueles que questionaram a segurança das urnas eletrônicas nas eleições deste ano perderam credibilidade. Sua afirmação veio em resposta às constantes alegações de fraudes e problemas no sistema eleitoral.
Barroso ressaltou que o sistema de votação brasileiro é totalmente auditável e exemplificou que a transparência do processo é reconhecida internacionalmente. Ele destacou a presença de observadores internacionais, a abertura do código-fonte um ano antes das eleições, além do monitoramento realizado por partidos, Ministério Público e Polícia Federal, reforçando a impossibilidade de fraudes.
O ministro também elogiou o trabalho da ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem conduzido o pleito de forma eficaz. Cármen Lúcia, por sua vez, agradeceu o apoio e destacou que o sistema eleitoral brasileiro é um exemplo de sucesso.
Com o primeiro turno das eleições realizado no último dia (06/10), os eleitores de 52 municípios, incluindo 15 capitais, retornarão às urnas no dia (27/10) para o segundo turno, uma vez que nenhum candidato atingiu a maioria dos votos válidos. É importante lembrar que não há segundo turno para as eleições de vereadores.
Fonte: Reprodução/ Agência Brasil