Bolsonaro ostenta Medalha do Pacificador no STF. Saiba o que significa

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compareceu nesta segunda-feira (09/06) ao Supremo Tribunal Federal (STF) com a Medalha do Pacificador com Palma, uma honraria concedida pelo Exército. A condecoração, afixada na lapela de seu paletó, foi entregue a Bolsonaro em 2018, em reconhecimento a um ato de bravura ocorrido em 1978, quando, ainda militar, teria salvado um soldado de afogamento no 21º Grupo de Artilharia de Campanha. Com informações de Metrópoles.

Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLESBolsonaro

Bolsonaro participou da sessão da Primeira Turma do STF que marcou o início dos interrogatórios dos réus acusados de integrar o núcleo central da suposta trama golpista que buscava mantê-lo no poder após a derrota nas eleições de 2022. Além do ex-presidente, mais sete aliados são investigados. A audiência começou por volta das 14h e deve se estender ao longo da semana.

Durante um intervalo da sessão, Bolsonaro comentou, em vídeo, sobre a presença da medalha em sua vestimenta. Em tom de provocação, o ex-presidente sugeriu que alguém poderia questionar o uso do adereço. “Porque eu tenho direito”, respondeu ele mesmo, referindo-se ao reconhecimento oficial concedido pelo Exército no final de seu mandato, em cerimônia realizada no Quartel General, em Brasília.

A Medalha do Pacificador com Palma é uma das mais altas distinções do Exército Brasileiro em tempos de paz. Concedida tanto a civis quanto a militares, ela reconhece atos de coragem e abnegação com risco de vida. A adição da palma à medalha simboliza que o feito teve relevância excepcional, como o salvamento do soldado citado no histórico de Bolsonaro.

180

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *