Bolsonaro pode pegar até 28 anos de prisão; denúncia foi finalizada

procurador-geral da República, Paulo Gonet, está prestes a apresentar uma denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo fontes próximas, o documento já está praticamente concluído e deve ser oficializado antes do Carnaval, conforme informou a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

acusação inicial deverá se concentrar na suposta liderança de Bolsonaro em um esquema criminoso para tentar um golpe de Estado. Outros casos sob investigação, como o desvio de joias e a fraude em cartões de vacina, poderão ser analisados posteriormente.

Base jurídica da denúncia

A denúncia que será encaminhada por Gonet promete ser robusta, incluindo enquadramentos em diferentes crimes com base em provas documentais e testemunhais. A Polícia Federal (PF) já indiciou Bolsonaro em três artigos distintos da legislação brasileira.

O primeiro é o artigo 2º da Lei 12.850, que prevê penas de três a oito anos para indivíduos que “promoverem, financiarem ou integrarem organizações criminosas”.

Outro artigo mencionado é o 359-L do Código Penal, que determina penas de quatro a oito anos para quem “tentar, com violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”.

Além disso, Bolsonaro também foi enquadrado no artigo 359-M, que prevê de quatro a 12 anos de reclusão para tentativas de destituir, por meio de violência ou ameaça, um governo legítimo.

Possíveis condenações

Caso a PGR solicite a aplicação das penas mínimas, Bolsonaro pode ser condenado a 11 anos de prisão. Entretanto, essa possibilidade é considerada remota, uma vez que pessoas envolvidas nos atos de 8 de janeiro receberam penas de até 17 anos.

A expectativa é de que a Procuradoria-Geral da República proponha uma condenação severa. Se forem aplicadas as penas máximas indicadas pela PF, Bolsonaro pode enfrentar até 28 anos de prisão.

 

meio norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *