Bolsonaro pode ser acusado de tentativa de golpe ainda no início de 2025
Em 2025, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deve apresentar uma denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela tentativa de golpe de Estado ocorrida entre 2022 e 2023. O procurador-geral, Paulo Gonet, anunciou que a acusação será formalizada no início do ano, tendo aberto mão do recesso de janeiro. O ministro do STF, Alexandre de Moraes, também decidiu não tirar férias, demonstrando a urgência do caso.
A denúncia se baseia no relatório da Polícia Federal, que indiciou Bolsonaro e outros 36 envolvidos. Gonet pretende concluir a análise e apresentar a denúncia até fevereiro. Se aceita pelo STF, o julgamento de Bolsonaro pode ocorrer ainda em 2025, com possibilidade de prisão.
Bolsonaro enfrenta acusações graves, como participação em organização criminosa e tentativa de golpe de Estado, podendo ser condenado a até 28 anos de prisão. Além disso, outros indiciados, como o ex-candidato a vice-presidente, general Braga Netto, também estão envolvidos, sendo preso preventivamente em dezembro de 2024 por obstrução de justiça.
180